La Cruz de Ferro, também conhecida como La Cruz de Hierro, Cruz do Ferro ou Cruz de Fierro e localizada entre as cidades de Foncebadón e Manjarín, na província de León, é um dos pontos mais emblemáticos do Caminho de Santiago, cheio de simbolismo e rodeado de mistérios (porque a sua origem exacta nem sequer é clara). Nós conhecemo-lo bem, devido à proximidade que nos liga a ele (o nosso restaurante medieval em Foncebadón é muito próximo) e isto é tudo o que precisas de saber sobre ele.
O que é exatamente a Cruz de Ferro?
Está bem, mas antes de mais, talvez não saibas exatamente o que é a Cruz de Ferro. Ao contrário dos outros pontos importantes espalhados pelo Caminho de Santiago, neste caso não estamos a falar de um grande monumento (embora, como dissemos, o seu valor em termos de simbolismo e história seja importante, como veremos mais adiante em detalhe).
É um grande monte de pedras, ou humilhadero, que é o nome dado a estas formações espalhadas pelo Caminho de Santiago com um alto valor simbólico, lançadas pelos milhares de peregrinos que passam durante o ano na sua peregrinação a Santiago de Compostela.
O monte é coroado por um grande mastro de madeira, com cerca de cinco metros de altura, e este por sua vez por uma simples cruz de ferro (que não é a original; aquela está em segurança no Museo de los Caminos de Astorga).
Para além disso, e de origem muito mais recente, existe também uma pequena capela dedicada ao apóstolo São Tiago e uma fonte.
Onde está a Cruz de Ferro no Caminho de Santiago?
A localização da Cruz de Ferro, como no resto dos humilhares (são muito poucos os que estão realmente vivos), não é uma questão trivial.
Está entre duas regiões de León, El Bierzo e La Maragatería, que são muito diferentes em termos de costumes e, sobretudo, em termos da sua flora e paisagens. É também o ponto onde as duas bacias dos dois rios mais importantes do noroeste da península, o Duero e o Sil-Miño, divergem. E ainda mais importante: é o ponto mais alto que os peregrinos sobem no Caminho de Santiago (cerca de 1.500 metros de altura) e marca o fim da passagem de Foncebadón.
É por isso que hoje em dia a Cruz de Ferro ainda é relevante. É um marco importante na rota de peregrinação dos peregrinos, um ponto onde eles deixam para trás as centenas de quilómetros difíceis percorridos para lá chegarem e onde começam o troço final da peregrinação. Para expressar a sua gratidão e como oferenda, colocam uma pedra no santuário trazida do seu lugar de origem.
Cruz de Fierro e a tradição
Neste ponto, a primeira dúvida lógica é de onde vem esta tradição de depositar pedras no topo do desfiladeiro de Foncebadón, para a qual existem várias explicações possíveis.
Uma das mais populares sugere que a origem é romana. Sabemos que no Império Romano era costume erguer altares a Mercúrio, divindade de fronteiras e estradas e por isso intimamente associado aos viajantes, nesses lugares dos seus territórios "especiais" por diferentes razões; sendo uma área natural divisória de dois territórios, pela sua grande dificuldade para os caminhantes... e o ponto da Cruz de Ferro cumpre todos eles (especialmente a dificuldade, naqueles tempos, atravessar um desfiladeiro como o de Foncebadón era arriscar a própria vida).
Não só isso. Os Romanos consideravam que os espíritos dos mortos viviam nesta encruzilhada, e como dissemos, eram as moradas dos deuses, deuses que reclamavam as almas dos viajantes para acalmar os seus espíritos. Então o viajante, para escapar à ira das divindades em forma de acidente ou doença, teve de fazer uma oferenda ao passar por elas, e é aqui que as pedras entram: o peregrino deixou a sua pedra na pilha, pois estas eram consideradas oferendas, tanto na cultura romana como em outras espalhadas pelo mundo.
A outra explicação possível, mais conhecida e mais prosaica, fixa o início da tradição na Idade Média. Nesse período, a pedra era um bem valioso, e a igreja teria pedido ajuda aos peregrinos para recolher o precioso material e usá-lo para construir as igrejas e capelas ao longo do caminho (incluindo a Catedral de Santiago), deixando algumas em certos pontos complexos ao longo do caminho como sinal de gratidão e protecção.
Seja qual for a sua origem, deixar uma pedra no topo do desfiladeiro de Foncebadón tornou-se uma tradição sólida e duradoura, de tal forma que não foi apenas adoptada pelos peregrinos: há provas de que durante os séculos XVIII e XIX, quando o desfiladeiro ainda era a única passagem pelas montanhas de León entre a Galiza e a província de León, os colhedores galegos que iam a Castela em cada estação também deixaram a sua oferta no enclave sob a forma de pedra.
E assim até hoje, graças ao facto de que o Caminho de Santiago ainda sobrevive, a Cruz de Ferro é o maior santuário em uso na Europa.
A Cruz de Ferro e Gaucelmo
Mas há ainda outra dúvida óbvia em torno da Cruz de Ferro, e é quem pôs um mastro de cinco metros com uma cruz no monte de pedras e porquê. Sobre esta questão há mais consenso, e tudo aponta para o ermitão Gaucelmo.
De acordo com toda a documentação disponível, no século XI a Cruz de Ferro foi cristianizada por Gaucelmo, um monge hospitalizado que construiu um hospital para peregrinos em Foncebadón, e a quem é atribuído que a primeira cruz com o mastro foi colocada nos humilhares.
O objectivo, para além do puro facto de converter um símbolo pagão num símbolo cristão, algo muito comum, era também puramente prático: fornecer aos caminhantes um ponto de referência que lhes permitisse não se perderem ao passar pelo desfiladeiro. Porque, sim, no topo de Foncebadón, as quedas de neve foram muito frequentes e pesadas a maior parte do ano (hoje muito menos, mas já vimos várias vezes qualquer sinal de toda a estrada desaparecer sob a neve, por isso imagina o tempo).